Schweppes celebra 230 anos com embalagens comemorativas

Schweppes celebra 230 anos com embalagens comemorativas

Para celebrar seus 230 anos de história, Schweppes decidiu resgatar as origens da marca – e mostrar que design e elegância estão no DNA da bebida com gás mais antiga do mundo. As latas especiais comemorativas, que entrarão no mercado na segunda quinzena de abril, foram inspiradas em cartazes de campanhas antigas, e cada uma representa um período e um sabor que pontuam esses mais de dois séculos de presença no mercado.  “Nenhuma outra bebida com gás pode se dar ao luxo de brindar tantos anos de história e ainda assim, se manter atual e vibrante”, afirma Flavia Buchmann, gerente de Marketing de Schweppes.

No Brasil, a marca é fabricada pela Coca-Cola desde 1999, e ao longo dos anos se consolidou como a bebida que separa os meninos dos homens.

As histórias por trás dos rótulos das edições especiais dos 230 anos de Schweppes são as seguintes:

Tônica – Em 1783, surgiu Schweppes, uma espécie de água gasosa, que causava frisson com suas borbulhas nos copos e nas pessoas mais chiques da época. Rapidamente, Schweppes foi reconhecida como uma bebida elegante, sofisticada e especial. Como indicava o próprio rótulo do produto na época, não era uma bebida qualquer, era “The Gentlemen’s Choice”.

Ginger Ale – Um exuberante palácio de ferro e vidro foi construído em Londres, em 1851, para “A Grande Exibição”, a exposição em que se apresentaram as grandes descobertas tecnológicas da Revolução Industrial. Um evento que entrou para história da humanidade e também para a de Schweppes, que foi condecorada pela rainha Vitória, da Inglaterra, como a distribuidora oficial de água e soda da Coroa britânica. Na entrada do palácio havia uma enorme fonte de cristal que, em vez de água, bombeava a efervescente soda Schweppes, que também tinha a fama de revigorar os sistemas do corpo. A Fonte da Juventude, como era chamado o monumento, ganhou traços gráficos e imediatamente virou símbolo da marca. E, como manda a tradição, tem até hoje seu espaço garantido nas latinhas de Schweppes.

Citrus – O esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol nunca tinham feito tanto sucesso até que chegaram os anos 30. Foi nessa época que as famílias mais sofisticadas começaram a sair da cidade e procurar regiões de praia para aproveitar as férias. As sombrinhas que acompanhavam os passeios no sol foram logo representadas pela rodela de limão e impressas nos cartazes que divulgavam a bebida na época, traduzindo o conceito de um luxo refrescante.

Grape Fusion – Depois de anos de guerra era hora de se despedir da escassez e do racionamento de materiais. O grito de ordem dos anos 50 era sofisticação, charme e cuidado com a aparência e, não à toa, o cartaz de Schweppes da época que mostra uma elegante dama com uma bebida a bordo de um convés.

Club Soda – Nas festas exuberantes das discotecas dos anos 80, os drinques feitos pelos barmensficaram famosos por misturar bebidas alcoólicas com refrigerantes e frutas fazendo drinques deliciosos. E o Club Soda brilhava nas pistas, um território mais do que conhecido de Schweppes.

Versões lights – Com aparência impecável e sensualidade discreta, as icônicas pin-ups são, mulheres com silhuetas marcadas, roupas provocantes e atitude de menina distraída. Elas são um símbolo de sofisticação desde os primeiros desenhos, nos anos 10. Porém, foi na década de 60 que Schweppes ajudou a atualizar o ícone usando pin-ups em seus cartazes.

Para TV, a marca produziu um vídeo especial. Em 2012 foi feita a veiculação do primeiro filme da marca no Brasil, depois de 10 anos sem anunciar, mas com alcance regional. Por isso, em 2013, Schweppes volta com esse comercial, criado pela Ogilvy & Mather Rio, com mais força, trazendo um olhar de celebração dos 230 anos da marca. Schweppes também estará presente na série Copa Hotel, produzida pelo canal pago GNT.