Projeto Solidarização – transformando ideias em atitudes

Projeto Solidarização - transformando ideias em atitudes

Já pensou em unir esforços, mobilizar pessoas e obter recursos para realizar o sonho de alguém que você nem conhece? É exatamente esse ato de engajamento e solidariedade que está concretizando em Santa Maria por meio do OASIS, projeto da AIESEC que conta com o apoio da CVI Refrigerantes. Santa Maria é a única cidade do Estado a sediar o projeto, que está sendo realizado de forma simultânea em outras 9 cidades do país.

Mas em que consiste o OASIS?    

Na teoria, o OASIS tem o objetivo de transformar a realidade das comunidades brasileiras, utilizando os próprios moradores como atores dessa mudança. Assim, ele convida uma comunidade a projetar e construir de forma cooperativa um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer seus sonhos, como revitalizar uma praça, um parque, pintar uma creche ou um  criar um centro cultural.

E em Santa Maria, qual a comunidade escolhida?

Em Santa Maria, a comunidade que irá receber o projeto é a Nova Santa Marta, que foi escolhida após várias visitas para descobrir as histórias e os talentos do bairro. Em uma delas, a organização se deparou com uma história única, a do casal Jurema e Francisco, que atualmente cede a casa para as reuniões dos voluntários do OASIS. Mesmo com toda a simplicidade, o casal realiza, há 18 anos, todas as quartas-feiras, um sopão comunitário para os moradores carentes do bairro.

E, afinal, qual o sonho a ser realizado?

Após conversas com os moradores, foram descobertos vários sonhos da comunidade: espaço para as crianças, para jogos, para convivência entre moradores, um horta comunitária… Após tantas ideias, a comunidade decidiu qual sonho seria tornado realidade: a revitalização do pátio da Escola Estadual Santa Marta.

E na prática, como o projeto vai funcionar?

Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, um grande mutirão vai reunir moradores, voluntários e parceiros do projeto para, literalmente, todos colocarem a mão na massa e transformarem o sonho em realidade.

Depois que o sonho for realizado, ainda acontecerá um evento de encerramento no dia 03 de setembro, quando, a partir das 19h, será realizada a palestra SolidarizAção, no auditório da CESMA.

Como será a palestra?

Além de mostrar os resultados do projeto em Santa Maria, a palestra vai contar com as experiências do Coordenador de Operações Sociais do Instituto Coca-Cola Brasil, Maicon Lima, e do empreendedor social Pedro Henrique de Cristo. A inscrição é 1 kg de alimento não perecível e pode ser feita no Challenger Brasil (Rua dos Andradas, 1799).

Sobre o palestrante:

Pedro Henrique de Cristo, de 30 anos, originário da Paraíba e morador da favela do Vidigal, é Mestre em Design de Políticas Publicas pela Universidade de Harvard e graduado da UFPB. Foi realizador de projetos como o “Operação Respeito”, desenvolvido para melhorar o uso da água e a sustentabilidade ambiental na Paraíba, o qual foi selecionado como uma Prática Referência para Replicação Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na América Latina. 

Atualmente, é arquiteto de políticas públicas, tendo fundado o +D // Design com Propósito, estúdio que nasceu após projeto de sua autoria, o Harvard University School of the Year 2030@Complexo do Alemão. Pedro Henrique também é responsável pela criação do Movimento Social Cidade Unida – que recebeu prêmio do ONU-Habitat por programas de políticas públicas em favelas do Rio. O trabalho de Pedro é focado em estudar, desenhar e desenvolver iniciativas nas áreas de educação, arquitetura e tecnologia em áreas de favela do mundo em desenvolvimento, mais especificamente em comunidades do Rio de Janeiro, como Rocinha, Alemão, Cidade de Deus, Santa Marta e na sua comunidade, o Vidigal, onde reside há mais de um ano.

Um pouco da história de Pedro pode ser conferida no vídeo promocional do Prêmio Jovens Inspiradores da Revista Veja: http://www.youtube.com/watch?v=SXcaxacJj78

Mais informações pelo telefone (55) 3290-1563.